quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Sistema permite mover cadeira de rodas com pensamento


Uma cadeira de rodas que utiliza o pensamento do usuário para se movimentar está sendo desenvolvida, nos Estados Unidos, graças ao sistema Audeo, criado pela empresa Ambient. Ele captura e transforma os sinais emitidos quando a pessoa quer se comunicar em comandos para a cadeira, que obedece a essa 'intenção' de movimento.

A tecnologia, que vem sendo desenvolvida em parceria com o Instituto de Reabilitação de Chicago e a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Conforme informações na página da empresa, o sistema funciona desde que o usuário consiga movimentar a laringe - mesmo que não consiga falar. O Audeo funciona Para que o sistema funcione, o usuário deve poder movimentar sua laringe - e isto é possível mesmo que a pessoa não consiga falar - já que o Audeo captura os sinais enviados à laringe pelo cérebro.

dispositivo, usado como um colar, fica sobre as cordas vocais e faz a captura das informações neurológicas do cérebro. O sistema tem sido usado também para restaurar a comunicação de pessoas incapacitadas de falar. Na página www.theaudeo.com/media.html estão disponíveis vídeos que mostram a cadeira em funcionamento.

Nenhum comentário: