quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Tecnologia de discos rígidos dá Prêmio Nobel de Física a fundadores da spintrônica


O Prêmio Nobel de Física de 2007 foi concedido para os descobridores do fenômeno físico que permitiu o desenvolvimento das cabeças de leitura dos discos rígidos e a emergência do campo da spintrônica.
Magnetoresistência Gigante
O francês Albert Fert e o alemão Peter Grünberg, trabalhando de forma totalmente independente entre si, descobriram em 1988 o fenômeno da magnetoresistência gigante, também conhecida como GMR ("Giant MagnetoResistance").
Em um sistema que apresenta esse fenômeno, alterações magnéticas muito fracas podem gerar grandes diferenças na resistência elétrica. Isso torna esses materiais ideais para traduzirem as informações gravadas magneticamente nos discos rígidos em corrente elétrica, que pode então ser transmitida pelo circuitos de armazenamento até a memória do computador.
Apenas nove anos depois da descoberta desse fenômeno, considerado um avanço típico da ciência básica, chegaram ao mercado os primeiros discos rígidos com cabeças de leitura que funcionavam com base no efeito GMR. Mesmo os discos rígidos mais modernos, com mais uma década de avanços tecnológicos subseqüentes, funcionam com base em variações do efeito GMR.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Censo da Internet gera primeiro mapa completo da rede mundial


Está pronto o primeiro censo da Internet depois que a rede mundial transformou o mundo. Foram 62 dias de pesquisas e 3 bilhões de pings, em uma varredura que abrangeu os mais de 2,8 milhões de endereços atualmente alocados na rede mundial. O último censo havia sido feito em 1982, quando a Internet contava com apenas 385 servidores.
Ping global
"Um censo da Internet é exatamente isto: foi enviado um comando para cada endereço único alocado em toda a Internet," explica o pesquisador John Heidemannn, da Universidade Southern California, nos Estados Unidos.
O comando a que se refere o pesquisador é o ping, um pequeno programa existente em virtualmente todos os computadores, e cuja única tarefa é enviar uma espécie de "Olá" para outro computador e esperar a resposta. Tecnicamente esse "Olá" é um pacote de solicitação de resposta chamado ICMP - Internet Control Message Protocol.
A maioria dos comandos ping - 61% deles - não obteve resposta. Uma quantidade significativa do restante deu respostas como "Não perturbe" ou "Nenhuma informação disponível." Esse comportamento pode ser programado pelos administradores de rede em seus firewalls e roteadores.
Mapa numérico
Ainda assim, os cientistas conseguiram compilar o mais completo atlas da Internet já feito até hoje, compilando inclusive as "respostas negativas". Em resolução total, cada pixel do mapa representa 162 endereços IP individuais.
Embora o mapa mostre áreas geográficas, ele não é um mapa geográfico. Trata-se de um mapa numérico, construído sobre a estrutura matemática do sistema de endereços da Internet.
Endereços IP
Cada endereço, atribuído a cada servidor da Internet, é um número entre 0 e 2 elevado à 32ª potência - o que resulta em 4.294.967.295 possibilidades - escritos em uma notação característica de quatro números de base 10 separados por pontos - o já conhecido endereço IP. Cada um dos quatro números representa um segmento de 8 bits do endereço completo.
Esses endereços aparecem no mapa como uma rede de quadrados, cada quadrado representando todos os endereços começando com o mesmo número. O mapa foi organizado em ordem numérica crescente mas em um padrão circular, chamado curva de Hilbert. Com isto os endereços adjacentes são mantidos fisicamente próximos uns aos outros no quadro, permitindo que se faça um zoom perfeito, mostrando cada vez mais detalhes.
Mapa da Internet
Cada pixel da imagem do mapa representa as respostas médias de 65.536 endereços, codificados em um sistema de cores - se todas as respostas tiverem sido positivas o pixel é verde verde, se todas foram negativas o pixel é vermelho, com o amarelo representando iguais níveis de resposta e não-resposta e uma variada gradação para os dados intermediários.
Os pesquisadores também imprimiram uma versão do mapa da Internet no qual cada pixel representa um endereço individual. A uma resolução de 1.200 DPI, o mapa resultante é um quadrado cujos lados medem 2,75 metros.
Os cientistas agora querem construir um mapa dinâmico, que seja atualizado continuamente. Eles esperam com isso ter uma ferramenta incomparável para o monitoramento e a detecção de tendências no crescimento da rede mundial.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Mulher é esquecida dentro de aparelho de tomografia


Paciente de 67 anos conta que passou por apuros em clínica nos EUA.Após conseguir deixar o aparelho, ela viu que a clínica havia sido fechada.


Uma paciente de câncer afirma que foi deixada sozinha dentro de um aparelho de tomografia computadorizada durante horas depois de um técnico ter esquecido dela. Por fim, a americana conseguiu sair do aparelho se arrastando e acabou descobrindo que estava trancada dentro da clínica que já havia fechado. Elvira Tellez, de 67 anos, de Tucson, contou que ligou para o filho em pânico, e ele recomendou chamar a polícia. Os policiais do condado de Pima que chegaram à clínica de oncologia fizeram com que ela abrisse a porta para que pudessem entrar, contou Dawn Hanke, porta-voz do departamento. A polícia entrou em contato com o gerente da clínica, que não estava a par da situação. Elvira foi levada a um hospital apenas como precaução e recebeu alta na manhã seguinte.

A americana contou que está com dificuldades para dormir desde o incidente da semana passada. Ela e a família disseram que querem satisfações da clínica médica, a Arizona Oncology Associates, mas ainda não receberam nenhuma explicação para o ocorrido. Ela contou que o técnico ligou no dia seguinte pedindo desculpas.

Entendendo o Marketing
O Jornal do CRC-RJ foi criado especialmente para atender às necessidades de informação dos contabilistas, seu público-alvo.
Desta forma, entendemos que deveríamos acrescentar alguns temas ainda não abordados, como o MARKETING, com o propósito de levarmos novas informações que, temos certeza, irão auxiliar a classe contábil na conquista de seu mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.
Assim, criamos esta coluna "Marketing e Você" com o objetivo de discutir as estratégias que podem agregar valor à prestação de serviços na área contábil e , desta forma, ganhar maior rapidez, qualidade e credibilidade, por parte da sociedade.
As mudanças na economia mundial exigem profissionais preparados e integrados com as inovações e avanços tecnológicos, bem como com a nova mentalidade de gerenciar os negócios, onde o diferencial e a qualidade se destacam como fatores primordiais.
Escolhemos alguns temas que acreditamos possam atender aos interesses dos profissionais e contribuir para a conquista de uma imagem ainda mais positiva de toda a classe, entre eles:
Entendendo Marketing; Como conquistar novos clientes e manter os atuais; Como agregar valor aos serviços contábeis (MKT de Serviços); Como criar o seu diferencial? MKT pessoal a serviço dos profissionais e muitos outros. Estamos na era da informática, da comunicação, da competitividade, da rapidez da informação. Assim sendo, vamos acompanhar estes valores que prevalecem na sociedade atual e trocar idéias.
Descomplicando:O que se entende por Marketing? Quando ouvimos nossos clientes e atendemos às suas necessidades, quando prestamos um serviço ágil e correto capaz de auxiliar na tomada de decisão da empresa; quando orientamos os negócios de forma a promover bons retornos (lucros); quando ajudamos a empresa a construir o seu diferencial, estamos fazendo Marketing.
Tudo isso acrescido do uso de estratégias de comunicação bem elaboradas, onde a informação é trabalhada em mão dupla, onde o cliente é respeitado, enfim, onde a CREDIBILIDADE é única, então, estamos fazendo MARKETING.
MARKETING é, acima de tudo, uma mentalidade de gerenciar negócios, centrando a produção no atendimento às necessidades ( interesses) do cliente.e ainda gerando retornos (lucros) para a empresa.
Como diferenciar uma empresa que faz de outra que não pratica MKT?Simplesmente, observando como esta empresa desenvolve seu processo econômico de produção, ou seja, como ela prioriza seus produtos e suas atividades. Todas as atividades de MKT encontram sua justificativa no atendimento às necessidades do comprador, antes da escolha de qualquer estratégia de mercado. É fácil entender porque: se o cliente não compra, a empresa está condenada a morrer. Trata-se de uma questão de sobrevivência da empresa. "Quando o homem de empresa adquire esta consciência começa a fazer Marketing, começa a agir em termos de Marketing (J.W.Penteado)".
Como fazer MKT no dia-a-dia?Uma empresa que faz MKT parte da observação constante do mercado e no atendimento das necessidades de seus clientes, sempre com uma visão antecipada dos fatos. Para isso requer do profissional grande capacidade de informação, leitura e observação aguçada de como o mercado está reagindo diante dos apelos e das conjunturas econômicas, financeiras e sociais, internas e externas ao processo de produção.
Estratégias de MKTMKT não é magia. MKT utiliza-se de técnicas que criam uma maior possibilidade de obter sucesso no mundo dos negócios. Assim sendo, o trabalho de MKT começa com a pesquisa, a Auditoria de MKT.
A partir daí, temos melhores condições de saber se o produto ou serviço tem probabilidade de atender às reais necessidades do público-alvo, qual o seu preço, como será distribuído, quais são os nossos concorrentes e fornecedores, qual o melhor local para se instalar o negócio.
Várias estratégias precisam ser desenvolvidas para também assegurar o sucesso do investimento e a sua conseqüente continuidade.
Está muito equivocado quem pensa em entrar no mercado por pouco tempo, oferecendo um serviço ou produto de seu próprio interesse. Esta pessoa estaria com um problema que chamamos de miopia estratégica. A pesquisa é que dará respostas mais próximas das reais necessidades do mercado dentro de um determinado segmento de público escolhido para ser atendido.


GUSTAVO
MKT 1.6

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Eterno dilema: web no trabalho prejudica?

Circule por qualquer escritório grande e você provavelmente ouvirá bipes referentes a mensagens instantâneas, games online e chats – tudo isso muitas vezes acompanhado de cliques frenéticos no mouse. Os funcionários até podem parecer ocupados, mas muitos estão passando o tempo.
Estudos ao redor do mundo sugerem que os funcionários gastam em média um quinto de seus turnos de trabalho diários envolvidos com atividades pessoais. A atração favorita? A internet.
Patrícia Wallace, autora do livro “The Internet in the Workplace: How New Technology Is Transforming Work” – vendido no Brasil, mas sem tradução para o português – afirma que os funcionários sempre encontram formas de evitar trabalhos muito pesados.
“A questão é que agora existe algo genuinamente irresistível - e que é uma porta para o planeta inteiro -, bem ali em sua mesa. Além disso, é facilmente ignorada pelas pessoas que transitam ao redor”, afirma a escritora, também professora da Johns Hopkins University, em Baltimore.
Funcionários que têm surfado na internet no ambiente de trabalho têm passado boa parte do tempo enviando e-mails. E desse total, quase um terço das mensagens não foram relacionadas a trabalho, afirma James Philips, professor de psicologia da australiana Monash University.
Outras atrações típicas envolvem lojas ou bancos online, além de redes sociais como Facebook ou MySpace. Também não é incomum ver o status de vários usuários dessas comunidades como “no trabalho”.

Software detecta sentimentos de internautas por meio de webcam

Os engenheiros chilenos, Roberto González e Edmundo Leiva, criaram um software capaz de detectar sentimentos de internautas durante conversas em comunicadores instantâneos. O programa consegue identificar expressões faciais dos usuários, captadas por meio de uma webcam, e interpreta-las de acordo com princípios da biometria.
Depois disso, ele faz a associação das características com alguns dos sentimentos e apresenta na tela do computador o estado de ânimo revelado pela pessoa no momento. O software se baseia em fotografias de milhares de pessoas de diferentes raças, culturas e sexos e é capaz de avaliar 13 características do rosto humano.
O já apelidado de espelho tecnológico identifica na face da pessoa filmada estados emocionais como alegria, medo, surpresa, neutralidade, repulsa, resignação, mágoa, tranqüilidade e ambição. Segundo Leiva, o software tem uma média de acerto de 3 em cada 4 vezes