quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Microsoft lança oficialmente tecnologia Silverlight


A Microsoft lançou a versão 1.0 do Silverlight, plugin para navegadores que pretende fazer frente à tecnologia Flash, da Adobe. A empresa anunciou alguns sites que utilizarão a ferramenta para distribuir vídeos online. A partir de hoje, quarta-feira, os sites Home Shopping Network, World Wide Wrestling Entertainment, Entertainment Tonight e Break.com lançarão recursos em vídeo baseados em Silverlight.
Para Brian Goldfarb, gerente de produto da Microsoft, muitos clientes adotarão o Silverlight por já possuírem vídeos codificados em Windows Media. Outra parte importante da estratégia é baseada na disponibilidade de ferramentas, que permitirão uma colaboração mais fácil entre designers e programadores.
O funcionamento em múltiplos sistemas é fundamental para a adoção e conseqüente popularização do novo formato. Sendo assim, através de um acordo com a Novell, uma versão do Silverlight chamada Moonlight está sendo desenvolvida. A Microsoft também já trabalha em uma versão da tecnologia para Mac OS X.
Junto com o lançamento de Silverlight 1.0 a Microsoft também lançará o Expression Encoder, uma ferramenta de conversão de vídeos para a web.
Além da criação de vídeos, o Silverlight pode ser aplicado em diversas outras aplicações online, e um bom exemplo disso é a Popfly, uma plataforma para criação de mashups (aplicações web que reúnem conteúdo de diversos serviços) e websites.
Em maio de 2007, a Microsoft anunciou que a versão 1.1 de Silverlight, com suporte para programação .NET, estaria disponível até 2008. Interessados em baixar a ferramenta podem encontrá-la no endereço http://silverlight.net/

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Brasil é o 4° país do mundo em venda de computadores

Com o aumento das vendas de notebooks, o Brasil passou do 7º ao 4º lugar no ranking mundial de vendas de computadores, segundo dados da empresa de pesquisa IDC. Os principais mercados são Estados Unidos, China e Japão.
De acordo com a companhia, foram comercializados 2,1 milhões de notebooks e desktops de abril a junho, o que representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
As vendas de computadores portáteis chegaram a 300 mil unidades no segundo trimestre deste ano, de acordo com o IDC.
Para a empresa, o aumento não aconteceu devido à queda de preços dos notebooks, e sim devido às melhores condições de pagamentos e à oferta de modelos melhores de portáteis.
O Brasil foi o terceiro país do mundo em vendas de desktops de abril a junho, segundo ranking do IDC.
Nas vendas de notebooks, o país ficou em 15º lugar no período. Em 2004, o Brasil ficou em 33º lugar nessa comparação.

Fonte: Folha de São Paulo

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Orkut pode fechar no Brasil!

O Orkut, site de relacionamentos virtuais que é mantido pelo Google, pode fechar suas atividades no Brasil ou pelo menos limitar o acesso de internautas brasileiros. A informação foi obtida pela Folha na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia. As pessoas ouvidas pediram anonimato por se tratar indiretamente de uma questão jurídica em andamento.Para a empresa, a ação pode ser tomada se não for possível coibir excessos dos usuários brasileiros ou não se chegar a um acordo com a Justiça do país. A direção do Google avalia que, seja qual for o resultado da atual disputa jurídica, a imagem do site pode sair irremediavelmente arranhada no Brasil, país que responde por entre 80% e 90% do total de usuários, de cerca de 20 milhões.Em conversa por telefone, a diretora jurídica do Google, Nicole Wong, disse que "nenhuma hipótese está descartada", mas que a empresa "está muito feliz em prover esse serviço ao Brasil e gostaria muito de poder continuar a fazê-lo".O Orkut está envolvido num imbróglio jurídico há alguns meses. O procurador da República Sérgio Suiama, do Ministério Público Federal, investiga crimes que teriam sido praticados no ambiente ou por intermédio do site desde 2003.Até hoje, foram abertos 52 pedidos de quebra de sigilo, na maioria casos de pedofilia e de crimes de racismo e ódio. Na terça, o Ministério Público entrou com ação civil para obrigar o Google Brasil a pagar multa de R$ 200 mil por dia por caso não cumprido, indenização por danos morais já causados de R$ 130 milhões, ou 1% do faturamento da receita do grupo em 2005, e, em último caso, fechamento da filial. A alegação é que a empresa descumpre seguidamente decisões da Justiça.A Google Inc. diz que cumpriu todos os pedidos endereçados corretamente até hoje.
Fonte: Folha de São Paulo em Washington.

Wikipédia irá lançar site de buscas!


O Wikia Search, novo site de buscas da internet que está sendo preparado há meses pelo fundador da enciclopédia on-line Wikipedia, Jimmy Wales, será lançado definitivamente em dezembro.
Segundo Wales, o Wikia competirá em menos de três anos com os principais sites de buscas da internet, como o Google e o Yahoo!.
Ao contrário dos algoritmos usados pelos sites atuais para classificar as páginas da internet --que estabelecem uma ordem de prioridade de resultados segundo a freqüência dos links--, o Wikia se baseará nas opiniões dos usuários para ordenar os resultados de uma busca.
Wales afirma que os seres humanos são melhores que os computadores para dar uma "opinião editorial" sobre que sites são mais relevantes para uma determinada busca.
"Uma das tarefas básicas de um site de buscas é tomar uma decisão: 'Esta página é boa, esta página é um lixo'. Sabe-se que os computadores são ruins para opinar sobre isso, de modo que a busca algorítmica tem que ser feita de forma indireta", explica Wales, presidente emérito da Fundação Wikimedia.
Segundo ele, a chave está em construir uma comunidade de usuários de confiança que avaliem as páginas, já que "saber se uma página é boa só leva um segundo".
O Wikia Search, ao contrário da Wikipedia --enciclopédia gratuita sem fins lucrativos com 8,2 milhões de entradas--, tem como objetivo obter receita vendendo publicidade que aparecerá nas páginas de resultados.
Fonte: Agência Efe, de Londres, citada pela FolhaOnLine
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2007/09/03/297556296.asp

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Apple lança nova geração do iPod


O grupo americano Apple lançará nesta quarta-feira a nova versão de seu reprodutor musical iPod em São Francisco, Califórnia.
A Apple, que até agora fez apenas anúncios enigmáticos sobre a nova geração de iPods, enviou convites à imprensa e a profissionais da área ilustrado apenas com uma silhueta humana dançando ao som de um iPod, o reprodutor musical mais vendido do mundo.
Os únicos dados fornecidos pelo grupo foram data, hora e local da apresentação do novo iPod.
"É uma questão de renovar o iPod", disse o analista Robb Enderle, do grupo Enderle, à AFP. "É esse o tema do mistério".
Os iPods da Apple se tornaram os reprodutores de MP3 mais populares do mundo desde seu lançamento, em 2001. O pequeno iPod "Shuffle" - que em sua versão mais recente é do tamanho de uma caixa de fósforos e tem versões em cores vivas - é a menina dos olhos da coleção há um ano.
Mas o iPod clássico não foi modernizado desde o lançamento do aparelho chamado de "quinta geração", com leitor de vídeo, que chegou às lojas em outubro de 2005.
Um recente balanço da Apple mostra uma queda nos lucros do iPod, num momento em quem a maioria dos clientes tem optado pelos modelos mais baratos da linha.
Segundo especialistas, a Apple deve apresentar um iPod aprimorado com base no modelo do telefone inteligente iPhone, lançado em junho deste ano.
Mais informações acesse http://www.apple.com/itunes/

Fonte: Yahoo notícias - 03/09/2007