sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Câmera detecta e fotografa sorrisos automaticamente


A companhia japonesa de produtos eletrônicos Sony lançará uma câmera que tira fotos automaticamente quando detecta um rosto sorridente, informaram hoje fontes da empresa à agência "Kyodo". As câmeras da série Cyber-shot T dispararão automaticamente quando no quadro do visor estiver um rosto sorridente.

O novo produto poderá até tirar seis fotos consecutivas no modo automático, e o usuário poderá programar três tipos de sorriso na câmera: um leve sorriso, um sorriso normal e um sorriso largo. A série T da Sony virá em duas versões, o modelo DSC-T200 com uma tela de três polegadas e meia de cristal líquido e um preço de US$ 413, e o modelo DSC-T170 com uma tela de três polegadas e preço de US$ 345.
Além disso, a empresa Omron anunciou hoje que desenvolveu um sistema que mede a intensidade com a qual alguém está rindo, com uma tecnologia que mede vários pontos de seu rosto.
Segundo a companhia, esta tecnologia pode ser usada em câmeras digitais para que possam tirar a fotografia no momento em que a pessoa estiver com seu melhor sorriso. O sistema mede 30 parâmetros de um rosto e detecta pontos como o sorriso, as rugas e o nível no qual se elevam os cantos dos lábios.
Por fim, mede a intensidade do sorriso em uma escala de 0 a 100. Segundo a companhia, todo o processo leva apenas 0,044 segundo e serve tanto para rostos japoneses como para os de pessoas de outras nacionalidades.

Nenhum comentário: