segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Diferenças entre VoIP e Telefonia IP

Nos últimos anos, diversas formas de comunicação têm se convertido da tecnologia analógica para a digital. Exemplos recentes são as câmeras fotográficas digitais, que hoje estão até nos celulares. E agora, chegou a vez da telefonia fixa.
A tecnologia de VoIP já vem sendo adotada há vários anos no mundo empresarial, em redes de dados privadas (linhas dedicadas) para reduzir custos de ligações entre filiais. Ou seja, o sinal de voz analógico é convertido em digital e passa pela rede usada na comunicação entre os computadores de uma companhia com matriz em São Paulo e filiais em outros estados, reduzindo sensivelmente os custos com interurbanos. Isso é possível porque a VoIP utiliza a infra-estrutura de dados, mas mantém a analógica (aparelhos telefônicos convencionais).
Já a Telefonia IP, que pode ser considerada a grande inovação deste começo de milênio, utiliza aparelhos de telefone especiais, que se conectam diretamente a rede de computadores recebendo voz, dados e até imagens, promovendo uma integração completa entre as redes de dados e a de voz. Por outro lado, a Telefonia IP possui diversas vantagens nem sempre bem difundidas. Vejamos algumas:
INTEGRAÇÃO é a vantagem mais evidente, pois ao invés de duas estruturas independentes, de dados e telefonia, utiliza-se uma mesma infra-estrutura para voz e dados, que pode trazer economia de investimento inicial, suporte e manutenção. Outra grande tendência é o computador e o telefone se tornarem um único equipamento. Hoje em dia já existem aplicativos (um deles chamado SoftPhone, da Cisco http://tudo-sobre-voip.com.br/softphone.html) que permitem que o usuário opere um telefone IP a partir da tela de seu computador, sem precisar de um aparelho telefônico.
APLICAÇÕES por estar totalmente interligada a rede de dados, os Telefones IP podem funcionar como computadores ligados à Internet. Alguns modelos dotados de visor de cristal-líquido (e até coloridos) conseguem navegar em aplicativos específicos tais como consulta a bancos de dados de notícias, informações sobre tempo, consulta a organizações de crédito, comércio eletrônico, entre outros.
MOBILIDADE por ser feito via rede de computadores, a telefonia IP pode utilizar a internet como meio de comunicação e desta forma, através de uma conexão em banda larga você pode ativar o seu ramal em qualquer lugar do mundo, trabalhando como se estivesse na empresa, fazendo e recebendo ligações.
CONVERGÊNCIA este é outro grande benefício da Telefonia IP. À medida que os links de alta velocidade baixam de preço e conexões rápidas a Internet ficam cada vez mais acessíveis, existe a possibilidade de convergência de outras aplicações, como a de videoconferência junto com a voz. Dessa forma, o computador, com uma Webcam, passa a funcionar como uma estação de videoconferência, que recebe não só a chamada, mas também a imagem da pessoa com quem se está falando.
PERÍODO DE TRANSIÇÃO para usuários que querem testar os benefícios da Telefonia IP antes de optar pela conversão completa, existem formas de utilizar centrais híbridas, que suportam aparelhos convencionais e IP. Desta forma, a transição se torna mais suave, e os usuários podem optar por utilizar a nova tecnologia apenas em áreas ou aplicações onde os benefícios valeriam o investimento adicional.
Em outras palavras, a adoção desta tecnologia é inevitável. É apenas uma questão de tempo, como aconteceu com os celulares, que já ultrapassaram os telefones fixos em quantidade no Brasil. Pode até demorar um pouco para chegar a sua casa, mas com certeza nos próximos anos será um padrão em ambientes corporativos.

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