sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Chineses exibem maior tela da Ásia




Chineses mostraram hoje a maior tela da Ásia. O dispositivo, chamado "Sky Screen", mede 700 metros de comprimento e 26,82 metros de altura, e está em exibição num distrito comercial em Pequim.

Câmera detecta e fotografa sorrisos automaticamente


A companhia japonesa de produtos eletrônicos Sony lançará uma câmera que tira fotos automaticamente quando detecta um rosto sorridente, informaram hoje fontes da empresa à agência "Kyodo". As câmeras da série Cyber-shot T dispararão automaticamente quando no quadro do visor estiver um rosto sorridente.

O novo produto poderá até tirar seis fotos consecutivas no modo automático, e o usuário poderá programar três tipos de sorriso na câmera: um leve sorriso, um sorriso normal e um sorriso largo. A série T da Sony virá em duas versões, o modelo DSC-T200 com uma tela de três polegadas e meia de cristal líquido e um preço de US$ 413, e o modelo DSC-T170 com uma tela de três polegadas e preço de US$ 345.
Além disso, a empresa Omron anunciou hoje que desenvolveu um sistema que mede a intensidade com a qual alguém está rindo, com uma tecnologia que mede vários pontos de seu rosto.
Segundo a companhia, esta tecnologia pode ser usada em câmeras digitais para que possam tirar a fotografia no momento em que a pessoa estiver com seu melhor sorriso. O sistema mede 30 parâmetros de um rosto e detecta pontos como o sorriso, as rugas e o nível no qual se elevam os cantos dos lábios.
Por fim, mede a intensidade do sorriso em uma escala de 0 a 100. Segundo a companhia, todo o processo leva apenas 0,044 segundo e serve tanto para rostos japoneses como para os de pessoas de outras nacionalidades.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Sistema permite mover cadeira de rodas com pensamento


Uma cadeira de rodas que utiliza o pensamento do usuário para se movimentar está sendo desenvolvida, nos Estados Unidos, graças ao sistema Audeo, criado pela empresa Ambient. Ele captura e transforma os sinais emitidos quando a pessoa quer se comunicar em comandos para a cadeira, que obedece a essa 'intenção' de movimento.

A tecnologia, que vem sendo desenvolvida em parceria com o Instituto de Reabilitação de Chicago e a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Conforme informações na página da empresa, o sistema funciona desde que o usuário consiga movimentar a laringe - mesmo que não consiga falar. O Audeo funciona Para que o sistema funcione, o usuário deve poder movimentar sua laringe - e isto é possível mesmo que a pessoa não consiga falar - já que o Audeo captura os sinais enviados à laringe pelo cérebro.

dispositivo, usado como um colar, fica sobre as cordas vocais e faz a captura das informações neurológicas do cérebro. O sistema tem sido usado também para restaurar a comunicação de pessoas incapacitadas de falar. Na página www.theaudeo.com/media.html estão disponíveis vídeos que mostram a cadeira em funcionamento.

Brasileiros são 2ª maior população em Second Life


De acordo com as estatísticas demográficas mais recentes de Second Life, o Brasil é o segundo país com maior número de residentes no mundo virtual. Divulgados pela empresa criadora, a Linden Lab, os dados se referem ao mês de julho e mostram que o Brasil, como 8,55% das contas ativas, só perde para os Estados Unidos, com 26,55%.
Anteriormente em oitavo lugar, os brasileiros subiram no ranking a partir de 23 de abril, quando ocorreu o lançamento de uma porta de entrada nacional para o Second Life. "Esse gosto pelo relacionamento está no DNA dos brasileiros e é tão evidente que chama a atenção da comunidade internacional", disse Emiliano de Castro, diretor de marketing da Kaizen Games - Second Life Global Provider, em texto enviado à imprensa.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Receita reprime comércio ilegal pela Internet

A Receita Federal realiza hoje em todo o País uma operação de repressão ao contrabando e descaminho, denominada Leão Expresso II, para coibir o comércio ilegal de produtos de origem estrangeira adquiridos pela Internet e remetidos por via postal.
A Receita estima apreender R$ 1,5 milhão em mercadorias irregulares, como notebooks, projetores de vídeo, videogames, câmeras digitais, equipamentos de informática e demais eletrônicos.
No Centro de Distribuição dos Correios em Brasília, a Receita apreendeu cerca de R$ 25 mil em eletrônicos. As encomendas com indícios de irregularidade serão retidas, e os responsáveis chamados a prestar esclarecimentos.
Participam da operação 185 servidores que inspecionarão, via raio X, as encomendas expressas, em 28 centros de distribuição dos correios em 25 cidades.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Adeus, chatos do e-mail!

Organizar uma caixa de e-mail pode parecer tarefa simples para quem raramente usa o correio eletrônico. Mas, para quem está acostumado a receber uma enxurrada de mensagens por dia em contas diferentes pessoais e profissionais, manter uma linha de organização das mensagens é fundamental para administrar o cotidiano.O software mais utilizado para organizar mensagens eletrônicas é o Outlook Express. Ele tem diversas funções e muitas passam despercebidas pela maioria dos usuários. Mas mesmo com os recursos do Outlook, muitas pessoas se perdem em meio às mensagens – que vão desde compromissos importantes a lembretes de amigos, passando por listas de discussão e correntes de propagação de vírus. O desafio, então, encontra-se em evitar o recebimento de tantos e-mails e o que fazer para atrair cada vez menos conteúdo indesejado para sua caixa de entrada.
O que fazer com as mensagens que chegam?
De início, criar regras automáticas para o recebimento de mensagens é a dica de Antônio Júnior, gerente de produto da Computeasy, empresa especializada em TI. Como solução para deixar a caixa sempre o mais organizada possível, ele sugere a adoção de marcadores de cores, que separam mensagens com bandeiras de cores específicas, de acordo com cada assunto. A ferramenta está disponível no Outlook Express, a partir da versão 2003 do programa.
Outra dica é usar o mecanismo “Pastas de Pesquisa”, também do Outlook. Ao criar regras, como separação das mensagens por tamanho, remetente e prioridade, o próprio programa organiza a caixa de entrada para as segmentações escolhidas. “Por meio das pastas, organizo os e-mails que recebo do meu chefe, e assim, quando entro nela, tenho um panorama geral das mensagens”,
Além do Outlook
Entretanto, a relação com as mensagens recebidas vai além do uso de ferramentas. Merlin Mann, especialista em desenvolvimento de tecnologias para Web que fez recentemente apresentação na matriz do Google para falar sobre organização de e-mails, indica em seu site formas de lidar melhor com as mensagens recebidas e de melhorar sua atitude como remetente.
Uma das sugestões é: seja sucinto. Se a mensagem puder ser respondida em poucas palavras responda-a na hora que ela chegar. Respostas como “não sei” são claras e eficientes e evitam desperdício de tempo, tanto do destinatário quanto do remetente. O analista ainda adverte que, responder de forma objetiva não quer dizer passar por cima de regras gramaticais ou de pontuação.
E ele acrescenta que você não deve ficar com peso na consciência por não responder e-mails que considera inúteis, por mais que eles cheguem de contatos prezados. “Se você ainda está tratando um e-mail como comunicação ao - vivo, então você assume que deve responder essas mensagens. Mas já que essas pessoas recebem centenas de outras ao mesmo tempo, elas só terão consciência do seu recado particular quando ele está em frente a elas”, afirma Milstein em sua coluna.
10 Mandamentos da caixa limpaCrie uma pasta com o tema “Para ler”. Coloque nela todas aquelas mensagens que merecem ser lidas, mas para as quais você não tem tempo no momento.Livre-se dos chatos. Crie uma regra para mandar diretamente para a lixeira às mensagens dos “chatos do e-mail”. Contrapartida: há risco de a pessoa mandar algo interessante e passar batido.
Organize as mensagens em pastas. Gerencie seu programa de recebimento de e-mails para mandar diretamente para pastas específicas as mensagens de listas de discussão ou de assuntos de uma mesma área. Isso faz com que sua caixa de entrada seja usada majoritariamente para mensagens novas.
Simplifique as pastas. Tenha somente as essenciais.
Saia de listas de discussão. Essa regra é ainda mais válida para quem nunca se manifesta. Listas de discussão constam entre as maiores poluidoras de caixas de entrada. Se perceber que sente falta, volte a se cadastrar e organize os e-mails recebidos em pastas.
Desligue o notificador automárico. Opção menos drástica é aumentar o intervalo de tempo entre uma notificação e outra. Se for usado de forma abusada, ele pode acabar com a concentração de qualquer um. Seja direto. Não tenha medo de ser curto e sincero em suas respostas. Elas economizam tempo de quem escreve e de quem lê. Não responda se for para dizer o óbvio. Comunicação virtual não pressupõe os mesmos formalismos sociais dos encontros ao vivo, como considerar o silêncio como falta de educação.Pare de receber o que não lê. Verifique sempre a possibilidade de desabilitar o recebimento de “newsletters”, mensagens corporativas ou de propaganda – para as quais você se cadastrou um dia, mas nunca leu. Geralmente, esses e-mails contêm na própria mensagem a opção para cancelar recebimento (ainda que em letras minúsculas).
Pense em outras opções. Recorra ao telefone, a um comunicador eletrônico ou simplesmente vá até alguém que acaba de lhe enviar um e-mail de resposta curta.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Diferenças entre VoIP e Telefonia IP

Nos últimos anos, diversas formas de comunicação têm se convertido da tecnologia analógica para a digital. Exemplos recentes são as câmeras fotográficas digitais, que hoje estão até nos celulares. E agora, chegou a vez da telefonia fixa.
A tecnologia de VoIP já vem sendo adotada há vários anos no mundo empresarial, em redes de dados privadas (linhas dedicadas) para reduzir custos de ligações entre filiais. Ou seja, o sinal de voz analógico é convertido em digital e passa pela rede usada na comunicação entre os computadores de uma companhia com matriz em São Paulo e filiais em outros estados, reduzindo sensivelmente os custos com interurbanos. Isso é possível porque a VoIP utiliza a infra-estrutura de dados, mas mantém a analógica (aparelhos telefônicos convencionais).
Já a Telefonia IP, que pode ser considerada a grande inovação deste começo de milênio, utiliza aparelhos de telefone especiais, que se conectam diretamente a rede de computadores recebendo voz, dados e até imagens, promovendo uma integração completa entre as redes de dados e a de voz. Por outro lado, a Telefonia IP possui diversas vantagens nem sempre bem difundidas. Vejamos algumas:
INTEGRAÇÃO é a vantagem mais evidente, pois ao invés de duas estruturas independentes, de dados e telefonia, utiliza-se uma mesma infra-estrutura para voz e dados, que pode trazer economia de investimento inicial, suporte e manutenção. Outra grande tendência é o computador e o telefone se tornarem um único equipamento. Hoje em dia já existem aplicativos (um deles chamado SoftPhone, da Cisco http://tudo-sobre-voip.com.br/softphone.html) que permitem que o usuário opere um telefone IP a partir da tela de seu computador, sem precisar de um aparelho telefônico.
APLICAÇÕES por estar totalmente interligada a rede de dados, os Telefones IP podem funcionar como computadores ligados à Internet. Alguns modelos dotados de visor de cristal-líquido (e até coloridos) conseguem navegar em aplicativos específicos tais como consulta a bancos de dados de notícias, informações sobre tempo, consulta a organizações de crédito, comércio eletrônico, entre outros.
MOBILIDADE por ser feito via rede de computadores, a telefonia IP pode utilizar a internet como meio de comunicação e desta forma, através de uma conexão em banda larga você pode ativar o seu ramal em qualquer lugar do mundo, trabalhando como se estivesse na empresa, fazendo e recebendo ligações.
CONVERGÊNCIA este é outro grande benefício da Telefonia IP. À medida que os links de alta velocidade baixam de preço e conexões rápidas a Internet ficam cada vez mais acessíveis, existe a possibilidade de convergência de outras aplicações, como a de videoconferência junto com a voz. Dessa forma, o computador, com uma Webcam, passa a funcionar como uma estação de videoconferência, que recebe não só a chamada, mas também a imagem da pessoa com quem se está falando.
PERÍODO DE TRANSIÇÃO para usuários que querem testar os benefícios da Telefonia IP antes de optar pela conversão completa, existem formas de utilizar centrais híbridas, que suportam aparelhos convencionais e IP. Desta forma, a transição se torna mais suave, e os usuários podem optar por utilizar a nova tecnologia apenas em áreas ou aplicações onde os benefícios valeriam o investimento adicional.
Em outras palavras, a adoção desta tecnologia é inevitável. É apenas uma questão de tempo, como aconteceu com os celulares, que já ultrapassaram os telefones fixos em quantidade no Brasil. Pode até demorar um pouco para chegar a sua casa, mas com certeza nos próximos anos será um padrão em ambientes corporativos.

India lidera o desemvolvimento e comercio de Software.










"Temos que buscar o nosso espaço, porque hoje os indianos já não conseguem atender o mercado mundial”, diz Gomes. A Índia lidera esse mercado desde a metade da década de 1990, quando as empresas começaram a diminuir as áreas de TI e a passar para companhias especialistas toda a parte de desenvolvimento, manutenção e suporte de aplicações. Inicialmente, essa atividade terceirizada, chamada de outsourcing, ficava circunscrita ao próprio país onde as empresas estavam sediadas. Com o passar do tempo, a terceirização extrapolou as fronteiras entre os países, alavancada pelo movimento indiano, e ficou conhecida como offshoring. “Os principais atrativos para que isso ocorresse foram a capacitação técnica e a mão-de-obra muito mais barata do que nos países desenvolvidos”, diz Gon, da Ci&T.
Que a Índia vai continuar a liderar o mercado por muitos anos é consenso entre os especialistas consultados. Mas existe um movimento, ainda tímido, que conta com a participação do governo, de entidades representativas dos exportadores e produtores de software e de empresas para que o Brasil atinja um outro patamar no setor de tecnologia da informação. “Existe uma demanda nos Estados Unidos ainda não atendida e, a nosso favor, temos vantagens culturais e de fuso horário em relação à Índia e ao restante da Ásia”, diz Gomes. A Lei de Informática é citada pelo executivo como um dos atrativos para as grandes empresas criarem os centros de desenvolvimento de software no Brasil. Pela lei, a empresa tem benefícios fiscais com a produção local, mas deve investir cerca de 2,5% de sua receita bruta em pesquisa e desenvolvimento no país. Ele ressalta, no entanto, que sem mão-de-obra qualificada o empreendimento não se mantém. “Quando as empresas descobrem que o país tem mão-de-obra de ponta, e esse é um dos pontos fortes daqui, acabam investindo mais do que pensavam inicialmente”, diz.
Percebemos que ocorre como no Brasil que tem a imagem de pais violento, corrupto e pobre sendo que nossa industria tecnológica tem destaque mundial mais é pouco divulgado no exterior.