quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Fábrica produzirá "madeira plástica" em SP
04/10/2007

Três engenheiros formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e uma pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveram um processo para a produção de "madeira plástica", fabricado com material reciclado.
O projeto foi apresentado a Rogério Igel, um dos acionistas do grupo Ultra, que resolveu investir na idéia. Assim surgiu a Wisewood, que inicia este mês a produção em larga escala de "madeira" plástica, sendo pioneira no país.
Localizada em Itatiba, São Paulo, a unidade terá capacidade para produzir 900 toneladas por mês, que serão transformadas em dormentes, cruzetas para postes de energia, pallets e tapumes, itens em que a madeira agrega pouco valor.
O investimento foi de R$ 20 milhões, dos quais R$ 12 milhões da linha do Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Igel será o principal acionista, com 60% do negócio, ocupando o cargo no conselho de administração.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Hidrogel tem ação antibacteriana, cicatrizante e pode até recuperar órgãos lesados

Cientistas desenvolveram um novo biomaterial com propriedades antibacterianas que é capaz de levar antibióticos e acelerar a cicatrização tanto de ferimentos externos quanto internos, como uma área afetada por uma biópsia ou cirurgia ou até mesmo órgãos de onde foram retirados tumores cancerígenos.

Hidrogel biocompatível

O biomaterial é um gel de baixa viscosidade que adquire firmeza tão logo seja aplicado no organismo. Esse comportamento permite que ele seja utilizado como meio de transporte para diversos tipos de medicamentos, inclusive analgésicos e antibióticos, bem como de cargas de células sadias que ajudem a cicatrizar as áreas onde os tecidos foram danificados.
O novo material é um
polímero biocompatível, da mesma classe utilizada na fabricação de lentes de contato. O que os cientistas fizeram agora foi desenvolvê-lo na forma de um hidrogel, trazendo para a realidade algo que até agora só podia ser visto em filmes de ficção científica - as possibilidades teóricas de uso do hidrogel vão até mesmo ao ponto de permitir o crescimento de ossos e órgãos, substituindo partes do corpo danificadas por acidentes ou doenças.
"Esta é uma área que deverá explodir nesta próxima década," diz o pesquisador Darrin Pochan, que criou o hidrogel, juntamente com seu colega Joel Schneider, da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

O que é o Orkut...

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.

Tecnologia poderá permirir que computadores leiam as mentes dos usuários

Os cientistas estão utilizando técnicas não-invasivas e portáteis de imageamento médico de forma inédita, obtendo informações em tempo real de alterações sutis no cérebro, que podem indicar alguns tipos de emoções.Pesquisadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnica que poderá tornar os computadores capazes de reagir aos pensamentos de frustração e tédio dos seus usuários.

Monitoramento do cérebro

"São cada vez mais necessárias novas técnicas de avaliação que monitorem os usuários enquanto eles trabalham com computadores," diz o cientista Robert Jacob. "Num momento um usuário pode estar entediado e, no momento seguinte, o mesmo usuário poderá estar sobrecarregado. A medição da carga de trabalho mental, da frustração e da distração, é tipicamente limitada à observação qualitativa dos usuários ou à aplicação de pesquisas ao término de uma tarefa, potencialmente perdendo insights valiosos sobre as mudanças nas sensações do usuário."

Kurt Cobain "detestava" Dave Grohl, diz Courtney


Após saber que Dave Grohl e os Foo Fighters gravaram uma música em que a criticavam, Courtney Love, a viúva de Kurt Cobain resolveu retrucar. Ela disse, em sua página no MySpace que Cobain "detestava" Grohl.
A música Let It Die, presente no novo álbum dos Foo Fighters Echoes, Silence, Patience & Grace, é amplamente tida como uma letra sobre o relacionamento de Kurt e Courtney.
A canção tem os seguintes versos: "um simples homem e sua noiva vergonhosa, intravenosa, entrelaçada" e "você era tão considerado/alguma vez pensou em mim?"
Courtney disse: "Sobre aquele baterista... Bem ele me ataca tantas vezes. Ele é um cara muito, muito conflituoso a meu respeito. Talvez por isso ele escreva tantas músicas a meu respeito para se ouvir dizendo que me 'odeia' mais que 'qualquer um'."
"Kurt destestava ele mais que qualquer um (exceto os jornalistas). Em seu testamento, ele pôs uma cláusula dizendo que Grohl não era um membro do Nirvana. Eu o ignorei e continuarei a fazê-lo."
Ela acrescentou: "Dave sabe disso e me culpa por isso! Hey, não era a minha banda e nem foi minha a idéia!"
Redação Terra