terça-feira, 18 de setembro de 2007

O COMEÇO DO FIM

The Sims chega ao Wii: é o começo do fim
Second Life para crianças? Não, é o MySims, novo jogo do Wii
Com a premissa de fazer os jogos “acessíveis” para o maior número de pessoas, o Wii está deixando a experiência de jogar bem mais superficial, boba, voltando à visão de que videogames são coisas simples e divertidas. O mais novo exemplo disso é o MySims, mais recente jogo da série The Sims para o videogame da Nintendo. As resenhas foram pouco favoráveis até agora, os críticos dizem justamente que a experiência está muito mais cosmética. Os avatares não precisam de emprego, as relações pessoais são bem superficiais, basicamente você tem de decorar a casa, com um visual pobrinho, meio Lego.
The Sims, o original de 2000, foi um marco na indústria dos jogos, o game de PC mais vendido de todo os tempos (mais de 70 milhões de unidades pelo mundo, se contar todas as expansões). A parte “jogo” era bem básica e mecânica (coloque a pessoa pra dormir, comer, se divertir...), mas o legal era a parte de experimento sociopsicológico. Do tipo criar um avatar e vê-lo não obedecer uma ordem, mudar os objetivos de vida... Situações complexas aconteciam: seu filho poderia ficar irritado no quarto depois de uma briga, uma amizade mais florida poderia virar um relacionamento gay... Tinha algumas sacadas geniais: quando você chegava à velhice, a “expectativa de vida” era definida pelo tanto de objetivos que ainda tinha pela frente.
Apesar desses meus elogios, na verdade nunca tive muita paciência com o jogo, apesar de achar a proposta interessante. O público feminino curtiu a idéia (diz a fabricante do jogo que mais de 50% dos compradores eram mulheres) – teria alguma coisa a ver com o hábito de meninas brincarem de casinha? E voltando ao MySims, do Wii. Consegue ver a lógica? O jogo que trouxe “não-jogadores” aos PCs (The Sims) agora se junta ao videogame que tem trazido nãos jogadores aos joysticks, o Wii. O resultado? Um jogo bobinho, para todos. Menos eu, na verdade. Será que os veteranos dos videogames, que curtem experiências complexas, estão sendo deixados de lado pela indústria? Muita gente acha que sim.

Um comentário:

Ange. disse...

Acho bem interessante a idéia do The Sims para o Wii, devem existir jogos de diversos níveis para jogadores de diversos níveis. Não é pq um jogo é simplório que o nível do console está caíndo, e é apenas uma primeira versão, quem sabe as próximas versões do jogo sejam mais elaboradas, mais próximas do The Sims dos PCs.