quinta-feira, 20 de setembro de 2007

AMD lança nova geração de chips para competir com Intel

A AMD apresentou nesta segunda-feira sua nova geração de microchips, apelidada de Barcelona, numa aguardada iniciativa da empresa para recuperar fatia de mercado em relação a sua rival de maior porte, a Intel .
Clientes da AMD como Dell, HP e Sun Microsystems já estão lançando computadores com os novos chips AMD Barcelona, e a fabricante de processadores já prevê os lucros vindos do novo processador.
A Intel recuperou mercado da rival nos últimos dois anos com o lançamento de novos produtos do projeto dual-core e quad-core, chips com dois e quatro núcleos de processamento, respectivamente.
"O que está em jogo aqui é a AMD parando de perder fatia de mercado e iniciando mais uma vez uma ofensiva contra a Intel", disse o analista da Insight 64, Nathan Brookwood. "Essa é a questão central."
A Intel lançou recentemente processadores de última geração para servidores, mas eram apenas versões mais rápidas, disse Brookwood, pontuando que os próprios chips da Intel — chamados de Nehala — com projeto similar aos processadores da AMD não devem chegar ao mercado em menos de um ano.
O novo chip da AMD é até 70 por cento mais rápido que seus antecessores e consomem a mesma quantidade de energia. Além disso, os novos processadores têm como objetivo o mercado de servidores, no qual a AMD teve vantagem sobre a Intel nos últimos anos.

Nenhum comentário: