sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Liderança perigosa

O 12º Relatório de Ameaças à Segurança na Internet, divulgado pela Symantec, nesta quarta-feira, 19/09, aponta que o Brasil lidera o ranking de PCs infectados por "bots" na América Latina.
O estudo apurou que o Brasil contabiliza 39% do total de infecções registradas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2007. Esse percentual é mais que o dobro da Argentina, que ocupa a segunda posição, com 12% das infecções.
O estudo levanta ainda que o ataque on-line mais praticado na América Latina foi o que usa nomes inválidos de domínio, conhecido como SMTP. Este tipo de ataque representou 39% de todas as ameaças no primeiro semestre. Na segunda posição, aparecem os ataques de negação de serviço, usados por 26% dos IPs maliciosos flagrados.
Um outro ponto colocado pelo estudo da Symantec é que os ataques estão cada vez mais regionalizados e adequados ao comportamento do consumidor de cada País. Também há uma maior convergência dos ataques, uma vez que as quadrilhas ampliaram o grau de profissionalização e de comercialização de atividades maliciosas.
O levantamento também revela que os ataques acontecem em múltiplos estágios, com o intuito de dificultar as ações de combate por parte do alvo da ação, seja ele uma pessoa física ou corporativa. Com relação aos ataques deferidos para a América Latina, o estudo da Symantec aponta os Estados Unidos como o maior responsável, com 55% das ameaças.
A China desponta na segunda posição e é responsável por 25% e aparece, de acordo ainda com a companhia, como um grande perigo, uma vez que a China é emergente e há uma grande demanda por computadores naquele País.

Nenhum comentário: