quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Ação de site chinês Alibaba.com triplica de valor na estréia

HONG KONG - As ações da Alibaba.com quase triplicaram de valor em sua estréia em bolsa nesta terça-feira, superando todas as expectativas, depois que a maior empresa de comércio eletrônico da China levantou 1,49 bilhão de dólares na oferta pública de ações mais popular de Hong Kong.
Os papéis da companhia subiram consistentemente ao longo do dia e fecharam com valorização de cerca de 193 por cento, elevando o valor da Alibaba.com para cerca de 25,6 bilhões de dólares e tornado o site a quinta maior empresa de Internet do mundo e a maior da Ásia fora do Japão.
A estréia arrebatadora reflete o apetite voraz chinês pelo mercado acionário no que muitos observadores consideram ser uma valorização exagerada das ações da Alibaba.com.
"Não estou convencido", afirmou Andrew Clarke, operador da Société Générale Securities em Hong Kong. "Está maciçamente sobrevalorizada. Eu preferiria comprar as da Exxon."
As ações da Alibaba.com, na qual o Yahoo é um investidor-chave, chegaram a ser negociadas na máxima de 39,95 dólares de Hong Kong, ante preço inicial de 13,50 dólares de Hong Kong, em decorrência da demanda recorde de investidores.
Com mais de 162 milhões de usuários, a China é o segundo maior mercado de Internet depois dos Estados Unidos.
"Como a economia chinesa é grande e fragmentada, a internet é uma ferramenta atraente", disse Robert James Horrocks, chefe de pesquisa na Mirae Asset Global Investments, em Hong Kong.
O Alibaba.com é um site que conecta empresas procurando importar e exportar bens chineses. A empresa foi fundada em 1999 como um quadro de avisos online para negociadores e empresários colocarem propostas. Segundo a companhia, no fim de junho ela tinha mais de 24 milhões de usuários.

Nenhum comentário: