terça-feira, 9 de outubro de 2007

Entendendo o Marketing
O Jornal do CRC-RJ foi criado especialmente para atender às necessidades de informação dos contabilistas, seu público-alvo.
Desta forma, entendemos que deveríamos acrescentar alguns temas ainda não abordados, como o MARKETING, com o propósito de levarmos novas informações que, temos certeza, irão auxiliar a classe contábil na conquista de seu mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.
Assim, criamos esta coluna "Marketing e Você" com o objetivo de discutir as estratégias que podem agregar valor à prestação de serviços na área contábil e , desta forma, ganhar maior rapidez, qualidade e credibilidade, por parte da sociedade.
As mudanças na economia mundial exigem profissionais preparados e integrados com as inovações e avanços tecnológicos, bem como com a nova mentalidade de gerenciar os negócios, onde o diferencial e a qualidade se destacam como fatores primordiais.
Escolhemos alguns temas que acreditamos possam atender aos interesses dos profissionais e contribuir para a conquista de uma imagem ainda mais positiva de toda a classe, entre eles:
Entendendo Marketing; Como conquistar novos clientes e manter os atuais; Como agregar valor aos serviços contábeis (MKT de Serviços); Como criar o seu diferencial? MKT pessoal a serviço dos profissionais e muitos outros. Estamos na era da informática, da comunicação, da competitividade, da rapidez da informação. Assim sendo, vamos acompanhar estes valores que prevalecem na sociedade atual e trocar idéias.
Descomplicando:O que se entende por Marketing? Quando ouvimos nossos clientes e atendemos às suas necessidades, quando prestamos um serviço ágil e correto capaz de auxiliar na tomada de decisão da empresa; quando orientamos os negócios de forma a promover bons retornos (lucros); quando ajudamos a empresa a construir o seu diferencial, estamos fazendo Marketing.
Tudo isso acrescido do uso de estratégias de comunicação bem elaboradas, onde a informação é trabalhada em mão dupla, onde o cliente é respeitado, enfim, onde a CREDIBILIDADE é única, então, estamos fazendo MARKETING.
MARKETING é, acima de tudo, uma mentalidade de gerenciar negócios, centrando a produção no atendimento às necessidades ( interesses) do cliente.e ainda gerando retornos (lucros) para a empresa.
Como diferenciar uma empresa que faz de outra que não pratica MKT?Simplesmente, observando como esta empresa desenvolve seu processo econômico de produção, ou seja, como ela prioriza seus produtos e suas atividades. Todas as atividades de MKT encontram sua justificativa no atendimento às necessidades do comprador, antes da escolha de qualquer estratégia de mercado. É fácil entender porque: se o cliente não compra, a empresa está condenada a morrer. Trata-se de uma questão de sobrevivência da empresa. "Quando o homem de empresa adquire esta consciência começa a fazer Marketing, começa a agir em termos de Marketing (J.W.Penteado)".
Como fazer MKT no dia-a-dia?Uma empresa que faz MKT parte da observação constante do mercado e no atendimento das necessidades de seus clientes, sempre com uma visão antecipada dos fatos. Para isso requer do profissional grande capacidade de informação, leitura e observação aguçada de como o mercado está reagindo diante dos apelos e das conjunturas econômicas, financeiras e sociais, internas e externas ao processo de produção.
Estratégias de MKTMKT não é magia. MKT utiliza-se de técnicas que criam uma maior possibilidade de obter sucesso no mundo dos negócios. Assim sendo, o trabalho de MKT começa com a pesquisa, a Auditoria de MKT.
A partir daí, temos melhores condições de saber se o produto ou serviço tem probabilidade de atender às reais necessidades do público-alvo, qual o seu preço, como será distribuído, quais são os nossos concorrentes e fornecedores, qual o melhor local para se instalar o negócio.
Várias estratégias precisam ser desenvolvidas para também assegurar o sucesso do investimento e a sua conseqüente continuidade.
Está muito equivocado quem pensa em entrar no mercado por pouco tempo, oferecendo um serviço ou produto de seu próprio interesse. Esta pessoa estaria com um problema que chamamos de miopia estratégica. A pesquisa é que dará respostas mais próximas das reais necessidades do mercado dentro de um determinado segmento de público escolhido para ser atendido.


GUSTAVO
MKT 1.6

Nenhum comentário: