terça-feira, 25 de setembro de 2007

Site registra 'memórias póstumas' de usuário

Internauta pode salvar e-mails, senhas, fotos e mensagens em espécie de cofre virtual. Em caso de morte, sistema avisa os parentes e libera acesso aos dados sigilosos.

As últimas palavras de uma pessoa podem ser mais completas que um bilhete escrito às pressas ou que um recado no leito de morte. Basta que os “últimos desejos” sejam cadastrados no site You Departed. Trata-se de um serviço de armazenamento de informações em que o usuário registra dados que são sigilosos hoje, mas fundamentais amanhã, quando ele não estiver mais vivo para comandar empresas e gerenciar lares. Senhas de banco, contas de e-mail, recados pessoais e instruções de onde encontrar um cofre escondido ou até mesmo recomendações para o velório. Existe espaço para tudo, desde que os arquivos não excedam a capacidade de cada plano (as opções vão de 20 MB a 5 GB).

Preparando terreno
O internauta escolhe entre três opções de conta. A mais barata custa US$ 9,95 por ano e dá direito a 20 MB de armazenamento. O plano mais completo cobra US$ 79,95 anuais e aceita até 5 GB de informações. A estrutura do You Departed oferece campos específicos para informações bancárias, registro de contas de e-mail, “últimos desejos” e até uma espécie de testamento. O usuário preenche seu cadastro, atualiza o conteúdo e indica as pessoas que devem ser avisadas de sua morte quando ela acontecer. Para "resgatar" as informações, o parente passa por um teste de verificação de identidade. Segundo Colin Harris, fundador do You Departed, o banco de dados está protegido por um rígido sistema de segurança, com informações encriptadas. Além do texto, é possível incluir fotos, áudio e vídeo nas mensagens.

À espera do inesperado
Colin teve a idéia de criar o site quando leu sobre um acidente de trânsito que matou um motorista de 63 anos. “Ele era casado? Tinha filhos ou netos? Eu comecei a me perguntar. O que vai acontecer, se ele não deixou instruções? Eu pensei em todos os detalhes que poderiam tornar a vida de seus parentes mais fácil”, diz ele no texto de apresentação do site. Em entrevista ao jornal The Guardian, Colin disse que o You Departed tem 10 mil usuários cadastrados no mundo. O plano gratuito de 90 dias foi retirado do ar, segundo o site, por excesso de pedidos dos visitantes. Atualmente, o internauta pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias, na versão demonstração.

Nenhum comentário: